Atividade Parlamentar

Thiago Auricchio pede organização da ‘fila da xepa’ da vacina contra a Covid-19

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) solicitou a organização de uma ‘fila da xepa’ da vacina contra o coronavírus por parte do Governo de São Paulo. Diariamente doses dos imunizantes sobram nas unidades de saúde do Estado e ao final do dia são aplicadas para não serem desperdiçadas.

“É preciso que a secretaria estadual de Saúde monte um cronograma junto com os municípios para organizar os grupos ou quem deve ser imunizado com a dose que sobra da vacina. O que nós vemos hoje, infelizmente, são escolhas que divergem de unidade para unidade dentro de um mesmo município. Essa imunização requer estratégia”, explica Thiago Auricchio.

De acordo com matéria divulgada recentemente, não há um protocolo uniformizado sobre quem deve ser beneficiado com as doses que sobram. Tanto a CoronaVac quanto a AstraZeneca/Oxford são distribuídas em frascos com 10 doses que devem ser consumidas em até 8 horas.

“A organização da fila da xepa pode ser uma excelente forma de vacinar novos grupos. Por isso que defendo um único procedimento nessa situação. Temos grupos de pessoas com deficiência que ainda não foram contemplados com a imunização e poderíamos destinar essas doses restantes para eles. É uma questão de uniformidade pelo bem comum”, conclui Thiago Auricchio.

©2021 Copyrights - Desenvolvido por Tikao Comunicação
Todos os direitos reservados.